Nutrientes
Nutrientes
Geralmente, os alimentos contêm uma mistura de nutrientes, embora possam ser mais ricos em alguns deles. Em seguida são apresentadas algumas das principais características desses nutrientes.
Prótidos
São substâncias orgânicas constituídas por carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto. Os prótidos mais complexos são as proteínas, macromoléculas formadas por pequenas moléculas unitárias de aminoácidos. Os prótidos têm um papel importante na construção e reparação dos tecidos do nosso organismo – função plástica.
Glícidos
Os glícidos são compostos por carbono, oxigénio e hidrogénio. As suas moléculas podem ter dimensões variadas e são solúveis em água. Os glícidos mais importantes são o glicogénio, o amido e a celulose. Estes nutrientes constituem a fonte de energia mais abundante para o metabolismo celular e têm, por isso, função energética.
Lípidos
Os lípidos, vulgarmente conhecidos como gorduras, são a principal reserva energética do nosso organismo. Desempenham, além da função energética, um papel na regulação da temperatura corporal e funções estruturais nas membranas das células – função plástica. Na constituição dos lípidos entram ácidos gordos e um álcool.
Vitaminas
Substâncias orgânicas existentes nas células vivas, imprescindíveis (embora sejam necessárias apenas em pequeníssimas quantidades) à regulação do metabolismo do organismo. Com exceção das vitaminas D e K, o organismo humano não consegue sintetizar vitaminas e é, por isso, necessário obtê-las a partir dos alimentos.
Sais minerais
Denominação genérica dada aos sais necessários ao organismo que se encontram nos alimentos e na água potável. Fornecem ao organismo o material necessário à construção das células, dos ossos, dos dentes, etc., e regulam o bom funcionamento do corpo. O organismo necessita de alguns minerais em quantidades elevadas, como o