nutricionista
Os 800 metros são uma das provas olímpicas desde os jogos realizados em Atenas em 1896 e consiste em dar duas voltas à pista, tendo sido o primeiro campeão olímpico, o Australiano Teddy Flack.
Os 800 m femininos decorreram pela primeira vez nos Jogos de Amesterdão, em 1928, tendo Lina Radke, da Alemanha, sido a primeira campeã olímpica. Todas as atletas acabaram a prova com grandes sinais de exaustão, tendo o Comité Olímpico Internacional decidido banir as provas femininas de distâncias superiores a 200 metros. Os 800 metros femininos só voltaram aos Jogos Olímpicos em 1960.
Os actuais recordes (masculino e feminino) pertencem a Wilson Kipketer (norueguês naturalizado dinamarquês) com 1.41,11 minutos no sector masculino e a Jamila Kratochvilova, com 1.53,28 minutos no sector feminino.
Os 1500 metros são uma corrida onde o atleta é posto à prova em termos de gestão de esforço e capacidade táctica. Para terminar a prova cada atleta terá de dar 3 voltas e ¾ à pista.
Corrida de fundo
As corridas de fundo que constituem os grandes eventos de atletismo são os 5.000, 10.000 metros e a maratona (42.195 metros).
As corridas de fundo sempre foram muito populares na Europa, onde frequentemente se realizam competições onde aquelas distâncias estão presentes.Entre as mais difíceis encontra-se a maratona, que ao contrário das outras duas, é disputada não em pista mas em piso asfaltado ou empedrado e em circuitos urbanos.
Introdução
• Há corridas de revezamento de 4 x 100 m e 4 x 400 m para homens e para mulheres nas Olimpíadas.
• Durante uma corrida de revezamento, quatro atletas de uma equipe se revezam correndo partes de um