Nutricionista o profissional do futuro
Atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje exige uma visão holística da profissão, onde a prática profissional requer contínua aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades estruturadas em uma relação multiprofissional, onde todos estão direcionados para atingir uma meta específica, interagindo para compartilhar informações sobre os melhores procedimentos ou práticas, e tomando decisões que estimulem todos os seus membros a usar plenamente seu potencial.
Definir, implantar, acompanhar estratégias de trabalho, são importante ações para o adequado registro de processos e procedimentos, que permitirão ao profissional nutricionista constituir ferramentas que subsidiarão cada vez mais seu espaço.
No momento atual da vida profissional devemos estar disponíveis para "aprender a aprender", o que nos permitirá conduzir a reflexão sobre o aprendizado e "aprender a agir" que nos conduzirá a análise, conscientização e compreensão da prática profissional de acordo com a área de atuação e dentro das atribuições definidas.
O nutricionista é um profissional que caracteriza muito bem o mundo de hoje, em que a preocupação com a qualidade de vida torna-se cada vez maior. A nutrição é uma profissão do presente e do futuro. Neste final de século, a tendência será de acentuar o lado de atuação liberal, competitiva e especializada, totalmente ligada aos processos de informatização.
O Curso
A duração do curso é de quatro anos e tem como objetivo formar um profissional preparado para desempenhar funções nas diferentes áreas do campo da nutrição. De acordo com o CFN, existem cerca de 65 universidades em todo o país que ministram o curso de nutrição. Essas universidades estão espalhadas nas cinco regiões, com maior concentração no Sudeste (53%). Além disso, aproximadamente vinte instituições de ensino superior oferecem cursos de pós-graduação, latu e strictu sensu, aperfeiçoamento, mestrado,