Nutricao
Devido sua importância à sobrevivência de qualquer ser vivo, a nutrição faz parte do aprendizado durante grande parte do período de estudo básico e em nível secundário, assim como em muitos cursos de nível de graduação e pós-graduação, em áreas como medicina, enfermagem,biomedicina, farmácia, biologia, agronomia, zootecnia e nutrição entre outras.
No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.
Nutrição por ingestão (digestão intracorporal):
Digestão intracelular: a digestão tem lugar dentro das células. Ex: paramécias, amibas e esponjas.
Digestão extracelular: a digestão tem lugar no interior de cavidades digestivas especializadas. Ex: animais.
Nutrição por absorção (digestão extracorporal)
O ser vivo lança enzimas digestivas para o exterior, que efectuam a decomposição das macromoléculas. Daqui resultam moléculas simples que são absorvidas pelo ser vivo. Ex: fungos
Autotróficos (utilizam CO2 ou CO)
Heterotróficos (utilizam compostos orgânicos elaborados pelos produtores)
Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
Digestão extracelular e extracorporal: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). A partir de nematóides, seres heterotróficos multicelulares, a digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, esta é chamada de digestão extracorporal, como os fungos. As que ocorrem no interior do organismo, digestão intracorporal, como acontece nos animais.
Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein,