nutricao
Uma das formas de garantir uma boa saúde é através de bons hábitos alimentares. No entanto, vivemos em uma sociedade onde o padrão alimentar é cada vez mais inadequado,devido ao crescente consumo de alimentos industrializado, prejudiciais à saúde por serem ricos em gorduras, sais , açucares, aditivos , alem do crescente habito de alimentação em fast-foods.
Assim, um trabalho que contribua para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis é primordial. Nesse sentido, o ambiente familiar e a escola são lugares privilegiados para que praticas de educação alimentar sejam realizadas. toda orientação que vise à prevenção de alguma doenças causadas pelo mau hábito alimentar, garantindo uma vida saudável denomina-se educação alimentar.
Segundo Valente, uma pratica de educação alimentar é adequada quando contribui para a construção de seres humanos saudáveis,conscientes de seus direitos e deveres e de sua responsabilidade para com o meio ambiente e com a qualidade de vida de seus descendentes. Ainda segunda o autor, o que garante uma alimentação saudável são as escolhas certas de alimentos, que possam garantir uma variedade de nutrientes para manutenção da saúde. Para isso, é preciso que, além da família , a escola contribua para que as crianças se conscientizem sobre o que é uma alimentação saudável,através da orientação e exemplos de condutas alimentares, já que as crianças tem como modelo de comportamento alimentar os adultos, principalmente pais e professores. Portanto, a educação alimentar é um tema que deve ser bastante abordado na família e na escola.
A preocupação com a educação alimentar nas escolas vem aumentando a medida que cresce o número de crianças acima do peso no pais e também casos de diabetes. Além disso, problemas de saúde, antes visto apenas em adultos,como colesterol alto e hipertensão, agora atingem também o publico infantil sem contar com a desnutrição e as anemias que ainda são grandes problemas de saúde publica. Por isso é