NUTRI O
fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI750657-EI306,00-Restaurante+de+hotel+em+PE+e+interditado+apos+morte.html
É considerado surto alimentar quando duas ou mais pessoas após consumir o mesmo alimento, na mesma data e horário, apresentam sintomas gastrointestinais semelhantes, num mesmo período de tempo (náusea, vômito, diarreia, cólicas abdominais, febre, cefaleia). Nesta reportagem, houve surto, pois 21 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação e infelizmente 1 criança veio a óbito.
Conservação, acondicionamento e utilização dos alimentos
Conservação pelo frio
Consiste em esfriar o produto, por meio de do seu congelamento ou da refrigeração, com a finalidade de dificultar com o frio a reprodução e ação dos microrganismos e também das enzimas, desta forma conservando os alimentos.
A conservação pode ser pelo frio pode ser:
Por refrigeração
Na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, os alimentos são conservados quanto o seu sabor, textura e propriedades nutricionais. Não existe nesse processo a eliminação dos microrganismos, o que ocorre é o impedimento do ciclo de reprodução, e em consequência, o retardo da deterioração dos alimentos. Exemplo: Saladas.
Por congelamento
Para o congelamento ser eficiente, necessitamos de temperaturas de - 18˚C ou inferiores. Existem microrganismos que ainda crescem a temperaturas de -10˚C o que acarreta um perigo para o congelamento mal monitorado. Sabemos porém que a temperatura de -18˚C ou menos ocorre a inibição total de microrganismos. Exemplo: frutas (em forma de purê ou sucos).
Conservação pelo calor
Este processo consiste em tratar os alimentos a uma temperatura elevada, para eliminar micro-organismos ou alterar as enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos. Existem diferentes tipos de tratamento pelo calor, os mais conhecidos são: a pasteurização e