nutri
É uma área bastante importante na parte do ensino das ciências que estudam os alimentos, pois ela atua em várias etapas do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados. E muitas vezes, o termo análise de alimentos é substituído por outros temos como “química de alimentos” e bromatologia, que são utilizados na literatura para o ensino das áreas alimentícias.
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ALIMENTOS
Indústrias – controle de qualidade, controle de processos em águas, alimentos, matérias - imas, produto acabado, embalagens, vida-de-prateleira, etc); Universidades e Institutos de pesquisa - desenvolvimento de metodologia, controle de processos em pesquisas, prestação de serviços, etc.
Órgãos Governamentais – registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição, etc.
CLASSIFICAÇÁO DA ANÁLISE DE ALIMENTOS
Existem três tipos de aplicações em análise de alimentos:
Controle de qualidade de rotina: é utilizado tanto para verificar a matéria prima que chega, quanto o produto terminado que sai de uma indústria, além de controlar os diversas etapas do processamento. Nestes casos, de análises de rotina, costuma-se, sempre que possível, são utilizados métodos instrumentais que são bem mais rápidos do que os convencionais.
Fiscalização: é utilizado para verificar o cumprimento da legislação, através de métodos analíticos que sejam precisos e exatos e, de preferência, oficiais. Pesquisa: é utilizada para desenvolver ou adaptar métodos analíticos exatos, precisos, sensíveis, rápidos, eficientes, simples e de baixo custo na determinação de um dado componente do alimento.
Existem dois tipos básicos de métodos em análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não precisam de nenhum equipamento sofisticado, ou seja, utilizam apenas a