numeros inteiros
Vamos retomar o que aprendemos nas séries iniciais com os conjuntos dos números naturais. Você lembra quem são eles? Pois bem, eles são todos os números inteiros positivos que conhecemos, lembrando que eles surgiram pela necessidade que as pessoas sempre tiveram de contar.
Com o passar do tempo estas pessoas sentiram a necessidade de ampliar esse conjunto. Além de expressar quantidades temos situações em que os números indicam, por exemplo, saldo positivo ou negativo, temperatura acima de zero e abaixo de zero. E para situações como estas, foram criados os números negativos.
Assim, surgiu o conjunto dos números inteiros, a união dos positivos e dos negativos. Para compreender melhor a representação desses números e sua utilização nas operações fundamentais acompanhe os estudos a seguir.
NOTA
O símbolo dos números inteiros Z é a inicial da palavra Zahl, que significa número em alemão.
Chamamos de números inteiros aos elementos do seguinte conjunto:
Z = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3, +4, +5,...}
NOTA
As reticências (...) a direita significa infinitos positivos, (...) a esquerda significa infinitos negativos.
Podemos dividir o conjunto dos números inteiros em dois subconjuntos disjuntos, isto é, sem elementos em comum:
Conjunto dos números inteiros não negativos (Z+)
Z+ = {0, +1, +2, +3, +4, +5,...}
Conjunto dos números inteiros não positivos (Z-)
Z- = {..., -6, -5, -4, -3, -2, -,1,0}
Reunindo o conjunto dos inteiros não negativos com o conjunto dos números inteiros não positivos mais o número 0 (zero) obtemos o conjunto dos números inteiros:
Quando nos referimos a um número positivo, não precisamos escrever o sinal de (+): as representações +2 ou 2 têm o mesmo significado. Portanto os números naturais correspondem aos números inteiros positivos, com o zero, ou seja,
Z+ U {0} = N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}.
E quando temos a exceção do zero representamos os conjuntos pelo Z*
Z* = {... -3, -2,