Nitosolo
No dia 05 de Abril de 2014 foi realizado na fazenda experimental da Uningá a aula pratica da disciplina de Solos 1 do 2 ano de agronomia. Na aula foram demonstradas as características provenientes do nitossolo que é argiloso, foi diferenciada três diferentes característica de solo dentro da propriedade, intemperizada, menos intemperizada e uma de organosolo.
Desenvolvimento
Os solos visualizados na fazenda apresentam características de adensamento, porem não compactados. Esse solo se caracteriza também por possuir uma serosidade dando um aspecto de brilho, é um solo homogêneo e bem intemperizado, se repararmos bem podemos perceber que na superfície o solo é um pouco mais escuro, um solo de textura lisa ao tato (quando molhado) indicando um solo argiloso.
Os óxidos de ferro são bastante encontrados nesse solo, um deles é a magnetita, pois é um mineral primário proveniente da rocha e de difícil intemperismos, é encontrado com facilidade onde escorre água (enxurrada), a magnetita esta presente juntos com as partículas de areia, junto com magnetita pode ser encontrada a maghiemita de cor ferrugem que são as magnetitas oxidadas. Foram coletadas amostra do solo onde ocorre a passagem de água (enxurrada), e foram demonstradas as ligações magnéticas de óxidos de ferro através do imã.
Foi observada também dentro da propriedade a localização do ombro, encosta e várzea. Nos ombros é localizados solos de media profundidade, e com certa quantidade de erosão que leva parte desse solo.
Nas encostas, localizada apos o ombro possuem solos mais rasos, e com alta taxa de erosão devido a grande quantidade de água que desce do topo e do ombro da propriedade, foi observado também que devido a grande quantidade de água que desce dos ombros, foi retirada uma camada de solo, deixando amostra de rochas e piçarras. Nesse mesmo local é encontrado a goetita que da coloração aos solos. Na várzea o solo contém mais matéria orgânica e menos óxidos de ferro e a goetita