NTD De Biologia 1 Etapa
Alunas: Carolina Xavier, Edna Letícia e Paula Menezes
Professor: Daniel Magalhães
Serie: 9° 1 – M Sede: WS
Introdução:
Em função da dificuldade de definir o que é um ser vivo, os cientistas estudam algumas características que possibilitem a distinção entre um ser vivo (fator biótico) e um corpo inanimado (fator abiótico).
Neste trabalho abordaremos sobre as características gerais dos seres vivos, identificando, descrevendo e comparando-as.
Características Gerais dos Seres Vivos
Composição química:
Nos corpos inanimados ela é simples (apenas substâncias inorgânicas que são moléculas pequenas e relativamente simples), já nos seres vivos, ela é mais complexa, pois além de apresentar substâncias inorgânicas, os seres vivos apresentam, também, substâncias orgânicas (complexas e variadas formadas por longas cadeias, onde o carbono é o elemento principal). Então nos seres vivos têm:
a) Substâncias Orgânicas – proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e vitaminas.
b) Substâncias Inorgânicas – água e sais minerais.
Nos seres vivos os elementos químicos mais abundantes são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo(P), Enxofre (S).
Organização Celular:
Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. Célula é a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de auto-duplicação (pode se dividir sozinha). São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. As células, em geral, possuem tamanho tão pequeno que só podem ser vistas por meio de microscópio. Dentro delas ocorrem inúmeros processo que são fundamentais para manter a vida. Essas apresentam constituição e organização diversificadas, como se observa a seguir:
Considerando-se o número de células:
a) Unicelular – organismo constituído por uma única célula.
Exemplos: Bactérias, cianobactérias, protozoários, algumas algas e alguns fungos.
b)