Economia Gabi
1° ANO - DIREITO – UNIPAR – UNIDADE DE GUAÍRA
Coordenadora do Curso:
Claudineia Aparecida de Miranda
Professor da disciplina:
José Flávio
ECONOMIA: TITULO
NOME Gabriela Cordeiro Greschuk RA. 00178016
Trabalho apresentado ao Curso de Direito do Centro Universitário de Guaíra – UNIPAR, na disciplina de Economia, sob a orientação do professor José Flávio.
1 - Introdução:
Nuvens escuras assolam o céu dos exportadores de petróleo: os preços despencaram. No final de outubro de 2014, os produtores com os valores mais altos do mercado viram seus investimentos ameaçados e passaram a temer o que poderia vir pela frente, já que as cotações nos grandes centros tombaram para os níveis mais baixos em 4 anos.
2 – Desenvolvimento
Após o barril chegar a 115 dólares por barril, devido ao conflito armado no Iraque, o preço do petróleo britânico, tipo Brent, desceu a ladeira, caindo 27%, bem como o petróleo norte-americano, tipo WTI, reduzido em 20%, no período de junho a outubro.
Os que dependem essencialmente de receitas de petróleo para arrecadação tributaria encontram-se assombrados, e sentem sua rentabilidade de investimentos para produção de petróleo ameaçada, sob condições de alto custo, tais como localizações remotas, de qualidade inferior ou ainda acumulações de vida muito curta.
Um dos fatores citados para tal acontecimento é que sobre petróleo no mundo neste momento, ou seja, há pouca demanda e muita oferta, em razão de uma batalha entre os produtores, numa conjuntura em que a capacidade de produção aquecida esta de frente a uma demanda fria.
Sequelas da crise financeira de 2008 ainda não foram curadas, fazendo com que, mesmo a China, que manteve seu dinamismo nos primeiros anos de crise, dê sinais de cansaço, com queda de 1,6% na demanda do petróleo. A AIE (Agência Internacional de Energia), em