TRABALHO DE ANATOMIA
Faz parte do sistema esquelético tem função de movimentar o corpo. As articulações são pontos de contato entre dois ossos que os mantêm juntos, o qual permitem a flexibilidade e os movimentos. As articulações podem ser classificadas pela função (extensão do movimento) ou pela estrutura (que elas são feitas). O corpo tem três tipos principais de articulações classificadas pela função e três tipos principais classificados pela estrutura.
Nem toda a articulação se movimenta, porém, quando uma parte do corpo se movimenta, outras permanecem rígidas afim de manter o equilibro do corpo.
Neste trabalho explicarei quais os tipos de articulação existem e como são, enfatizando quatro articulações sinoviais e falando um pouco sobre movimentos e patologias relacionadas as mesmas.
1. DEFINIÇÃO
Os ossos unem-se uns aos outros para constituir o esqueleto. Esta união não tem finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a de permitir a mobilidade. Por outro lado, esta união não se faz da mesma maneira entre todos os ossos, a maior ou menor possibilidade de movimento varia com o tipo de união. Para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer seja ossos quer cartilagem, empregamos os termos junturas ou articulação. A flexibilidade da articulação também pode ser afetada por hormônios.
As articulações podem ser classificadas estruturalmente, com base em suas características anatômicas, e funcionalmente, com base no tipo de movimento que elas permitem.
2. CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL
A classificação funcional das articulações leva em conta o grau de movimento que elas permitem. Funcionalmente, uma articulação é classificada como segue:
2.2 Sinartrose: é uma articulação imóvel;
2.2 Anfiartrose: é uma articulação levemente móvel;
2.3 Diartrose: é uma articulação livremente móvel. Todas as diartroses são articulações sinoviais, presenteando muitas formas diferentes e permitindo diversos tipos