FEB Resposta Provas Antigas 2 Prova
P1:
1) Apoiando-se em Furtado, explique detalhadamente, as razões que levaram ao descobrimento da América.
R: 1ª PROVA
2) Explique, precisamente, a relação entre os holandeses e o fim do monopólio açucareiro do Brasil.
R: 1ª PROVA
3) Os acordos de Portugal com a Inglaterra, iniciados em meados do século XVII , eram vantajosos economicamente a este país. Explique a lógica desses acordos para Portugal.
R: 1ª PROVA
P2:
1) Deduzindo-se o consumo de importados , o excedente de renda do empreendimento açucareiro podia dobrar sua capacidade a cada dois anos, o que não acontecia. Qual era então, segundo Furtado, o destino de tais capitais?
R: 1ª PROVA
2) A economia mineira tinha uma distribuição de renda melhor que a verificada no NE no auge açucareiro, implicando maior demanda por bens correntes. Outrossim, a distância dos portos tornava o custo de transporte de bens importados elevado. Visto que as “Colônias do Norte” desenvolveram atividades manufatureiras a despeito das restrições da Inglaterra, explique detalhadamente, porque na opinião de Furtado, tais características não engendraram o “desenvolvimento endógeno” da região mineira, com atividades outras que não a mineração?
R: Tem-se buscado explicação para esse fato na política portuguesa, cuja preocupação era dificultar o desenvolvimento manufatureiro da colônia. Entretanto, o decreto de 1785 proibindo qualquer atividade manufatureira não parece haver suscitado grande reação, sendo mais ou menos evidente que o desenvolvimento manufatureiro havia sido praticamente nulo em todo o período anterior de prosperidade e decadência da economia mineira. A causa principal possivelmente foi a própria incapacidade técnica dos imigrantes para iniciar atividades manufatureiras numa escala ponderável. Tornando-se evidente que o que faltou ao Brasil foi a transferência inicial de