A SÍNDROME DE DOWN
ZILDA MONICA PEREIRA PEIXOTO
A SÍNDROME DE DOWN
SANTOS
2011
falc – faculdade da aldeia de carapicuíba
ZILDA MONICA PEREIRA PEIXOTO
A SÍNDROME DE DOWN
Monografia apresentada como exigência do curso de Pós-Graduação Latu Sensu para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional sob a orientação do Professor João Tomaz de Oliveira.
SANTOS
2011
EPÍGRAFE
“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina”. Paulo Freire.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pelo dom de ensinar, aos meus alunos pelo dom de aprender com eles, e a todos os professores que me deram muita força para que eu concluísse este curso e mostraram-me que nada se consegue sem luta.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a meus familiares e colegas, pela confiança e cumplicidade.
E aos meus professores que fizeram parte deste processo de aprendizagem.
RESUMO
A denominação da síndrome vem do sobrenome do médico inglês John Langdon Down, que no ano de 1866 fez uma observação interessante a respeito da existência de um grupo de pessoas na sociedade até então ignorado. A Síndrome de Down também pode ser chamada de trissomia dos 21 e as pessoas que a possuem de trissômicos. Todas as pessoas estão sujeitas a ter um filho com esta disfunção, independente da raça ou condição socioeconômica. No Brasil, acredita-se que ocorra um caso em cada 600