Diferenciação do tubo neural
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Diferenciação do
Tubo Neural
Ana Isabel Pereira de Azevedo
Ana Leonor Assunção Silva
Ana Nunes Vieira
Maria Inês Taboas Simões
Marta H.C. Nunes de Andrade
Biologia Celular e Molecular
Porto 2005
Índice Pág.
1. Introdução 3
2. O desenvolvimento embrionário 3
3. Regulação molecular da indução neural 4
4. Neurulação 5
5. Diferenciação do tubo neural 7 5.1 Diferenciação céfalo-caudal 7 5.2 Diferenciação dorso-ventral 7
6. Malformações associadas ao desenvolvimento do tubo neural 9 6.1 Definição 9 6.2 Doenças 9
7. Investigação 10
8. Conclusão 12
9. Bibliografia 12
1. Introdução
A presente monografia, de carácter opcional, insere-se no âmbito da disciplina de Biologia Celular e Molecular e, por meio dela, temos como objectivo alargar o nosso conhecimento, bem como o de outros, acerca de uma etapa específica do desenvolvimento embrionário, a diferenciação tubo neural e sua importância no desenvolvimento do sistema nervoso.
A nossa escolha recaiu neste tema tanto pela sua importância no contexto das matérias abordadas em biologia do desenvolvimento, como pela relevância que tem na nossa futura profissão. De facto, é nossa convicção que compreendendo os mecanismos que estão subjacentes a uma normal diferenciação do tubo neural consigamos, mais facilmente, perceber o que está alterado quando surgem malformações fetais associadas ao tubo neural.
Neste sentido, o nosso trabalho organiza-se de forma a darmos umas breves ideias sobre o que se passa até o embrião chegar a ser tridérmico, focando-se, posteriormente, nos mecanismos moleculares que regulam a indução neural e de que forma é que esta se processa. Reservaremos um espaço para apresentação de algumas malformações conhecidas por défices de mecanismos que explicitaremos. Optaremos,