Receptores radiográficos
Na radiografia convencional o receptor radiográfico consiste de um filme em contato com uma ou duas telas intensificadoras (figuras seguintes). As telas intensificadoras são folhas plásticas finas contendo material fluorescente. O conjunto tela-filme é montado dentro de um cassete. A principal função das telas é reduzir a necessidade de raios X incidindo sobre o paciente (cerca de 100 vezes). O filme radiográfico é muito mais sensível à luz do que aos raios X.
1
Sensibilidade à Exposição
2
1
Receptor Radiográfico
3
Limites
O benefício gerado pelo uso da tela tem um limite, pois, uma quantidade grande de material fluorescente em contato com o filme provoca uma diminuição na definição da imagem. Existem diversos tipos de telas intensificadoras de uso clínico. A escolha de uma tela dependerá da exposição que se espera que o paciente receba e também da necessidade de observar detalhes na imagem.
4
2
Conversão de Energia dos RX
Maior Dose
O processo que transforma a energia dos raios X em fótons de luz que ocorre na tela intensificadora é mostrado na figura.
Menor Dose
5
Telas Intensificadoras
O receptor de imagens mais usados em radiografia convencional é composto por duas telas intensificadoras em contato com cada uma das faces de um filme de dupla emulsão. O uso de duas telas diminui ainda mais a necessidade de exposição do paciente, pois aumenta a absorção de raios X e, portanto a sensibilidade do receptor. Em alguns procedimentos tais como mamografia, em que é preciso visualizar detalhes pequenos, utiliza-se apenas uma tela e um filme com emulsão em apenas uma das faces, em conseqüência as exposições em mamografia são bem maiores.
6
3
Filme com telas (ecrans)
Seção de um típico conjunto filme/tela/casset e contendo filme de emulsão dupla e duas telas intensificadoras
7
Tipos de Telas
• Tungstanato de cálcio (CaWO4) até ~1970.
• Atualmente são utilizadas telas de terras raras (