NR 32
Devido o preparo do profissional enfermeiro e principalmente as aptidões por ele incorporada no mundo acadêmico no âmbito de gestão. Ele representa uma figura essencial e de grande importância na equipe de enfermagem. Pois esta ligado diretamente na identificação, análise e delegação de atividades relacionadas a mudanças ou alterações de procedimentos referentes aos clientes e ou departamento de sua atuação exemplos: Ambulatórios, Pronto Socorros, Unidade de Tratamento Intensivo.(UTI) Clinicas Médicas/Cirúrgicas etc.
O enfermeiro atua como intermediador entre as equipes multidisciplinares e interdisciplinares fazendo analise dos casos e problemáticas e muitas vezes direcionando condutas e formando opiniões com o uso da tecnologia leve - dura. O Enfermeiro com este cabedal, no tocante a necessidade de segurança no trabalho e prevenção de doenças, na qual os trabalhadores de enfermagem estão predispostos, por conta do contato direto com os mais variáveis riscos em um ambiente hospitalar, entre eles não somente físico ou emocional. Citaremos os mais comuns: Riscos biológicos (Contato com materiais de agentes orgânicos), Riscos químicos ( Contato com produtos de limpeza e desinfecção), Riscos gases medicinais ( Manuseio e utilização de cilindros), Riscos ergonômicos (Execução de procedimentos em pacientes e manuseio de equipamentos), Riscos com resíduos ( Gerado em grande quantidades pelos serviços de saúde ).
A norma regulamentadora nº32 ( NR 32), preconiza que os empregadores tem o dever na capacitação e no aprimoramento dos empregados, bem como fornecimentos dos equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e máscaras adequadas, capotes, protetor ocular, sapatos e botas tendo em vista a redução ou exclusão do potencial de riscos de qualquer natureza no seu local de trabalho.
A capacitação do corpo de enfermagem, é dever do enfermeiro, é imprescindível o treinamento da equipe, quanto ao uso corretos dos