Resenha O Mundo de Sofia
Sofia Amundsen está prestes a completar quinze anos e nada deveria ser mais importante do que isso, porém, coisas estranhas e misteriosas começaram a acontecer. Cartas anônimas chegam em sua caixa de correio e as vezes cartões postais também chegam até ela.
As cartas não são cartas comuns, coisas estranhas vêm escritas nelas. Coisas que não fazem sentido. Os postais são do Líbano e são enviados por um major desconhecido para uma garota que Sofia nem ao menos conhece.
A partir das cartas e dos postais Sofia se envolve em um fascinante curso da filosofia, onde terá como professor o autor das misteriosas cartas que lhe fizeram perguntas tão bobas, porém, tão difíceis de explicar. “Quem é você?”;” De onde vem o mundo?”
Ambientação
A história se passa na Noruega, porém, alguns momentos foram narrados no Líbano, onde o major vive, isso do ponto de vista do filme. O ambiente na Noruega é muito verde, com uma floresta próxima a cabana onde Sofia costuma visitar, um lago separa a floresta da cabana. Já o ambiente do Líbano é bem diferente do vivido por Sofia e demais personagens. Um ambiente seco e aparentemente muito quente.
Personagens
Sofia Amundsen: Uma jovem estudante prestes a completar quinze anos, Sofia gostava de se questionar quanto ao universo e sua imensidão. Ela acaba se envolvendo em uma aventura ao começar estudar filosofia. A jovem se questiona a respeito de muitas coisas, inclusive sobre sua própria existência.
Alberto Knox: Um homem misterioso autor de cartas que estinga a jovem Sofia a se questionar quanto a algumas questões filosóficas. Como seu professor de filosofia, Alberto viverá aventuras com ela que podem desafiar as leis da realidade.
Albert Knag: Também conhecido como major, ele manda postais para Sofia de lugares e para alguém que ela não conhece. Sempre se comunicando de maneiras misteriosas, Albert é a causa de muitas das confusões vivida por Sofia e Alberto Knox.
Hilde Maller Knag: Filha do major é também um dos