Resenha critica o mundo de sofia
O romance o mundo de Sofia relata uma história de uma adolescente de quatorze anos prestes a completar quinze, onde depara com um novo ensino de filosofia através de um professor misterioso que se chama Alberto. Ao longo do romance Sofia aprende sobre a história da filosofia, assim como sobre todas as transformações sofridas pelo ser humano no decorre dos tempos.
Sofia começa a ver um mundo diferente, começa a indagar sobre a sua existência e a do mundo em que vive, ela tenta resolver um mistério de outra garota que entra em sua vida e um major que está na guerra e envia cartas constantemente para Sofia deixando a curiosa, Sofia começa a ler as cartas e mais adiante, a dialogar com Alberto, seu professor de filosofia, sobre todas a idéias filosóficas existentes na humanidade. Aprende que os mitos, superstições, e explicações sobrenaturais são formas fáceis para explicar os acontecimentos da vida se poder provar com verdades óbvias. Estas verdades inexplicáveis acabam por mascarar a realidade, pois o homem, ao acreditar em explicações tão simples, acaba por se afastar da vida, vivendo a realidade como mero espectador. Assim se as coisas não vão bem, não dão certo, atribuindo a causa a mitos, superstições, sobrenatural, o ser um humano tenta tirar a cupa frente aos problemas que o cercam. A historia é feita pelos homens, através de suas reflexões.
O autor vai mostrando, através da historia da filosofia, que para interferirmos em nossa realidade devemos estar sempre indagando sobre os fatos, buscando nossas raízes históricas, pois a vida não é uma fatalidade, e sem algo construído pelo seres humanos em uma interação com seus semelhantes e através do tempo, sempre forma continua. Dentre os filósofos estudados, é interessante ver Aristóteles e suas formas de felicidade, vistas como a realização plena do homem enquanto tal, podemos observar que há muito existe a preocupação de que o homem seja cidadão livre,