noções economicas
Um sistema econômico pode ser caracterizado como o formato da sociedade em aspectos político, jurídico e socioeconômico, através da qual se busca atingir o objetivo de melhoria e bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são:
1 – Fatores de produção – É o conjunto de recursos produtivos, representados por máquinas, equipamentos, ferramentas, terra agricultável, energia e mão- de- obra, aqui agrupados em duas categorias genéricas: capital e trabalho.
2 – Unidades consumidoras ou famílias – São detentoras de rendimentos e tem como objetivo fundamental maximizar seu bem estar através do consumo de bens e serviços. 3 – Unidades produtoras ou firma (empresas) tem como objetivo a geração de lucros por meio da produção de bens e serviços, mediante a combinação de capital e trabalho sob a coordenação de um empresário.
4 – Instituições (políticas, jurídicas e socioeconômicas) – Indicam as “regras do jogo” sob as quais operam os agentes e de cuja estabilidade e solidez depende o bom funcionamento do sistema.
Os sistemas econômicos podem ser classificados da seguinte forma:
Economia de Mercado (capitalista), nos quais predominam a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção; é o local onde as decisões econômicas são descentralizadas e baseadas no sistema de preços, onde são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.
Economia centralmente planificada (socialista) nos quais as decisões econômicas fundamentais são resolvidas por órgãos centrais de planejamento, predominante as propriedades publicas dos meios de produção. Tem como objetivo a abolição das desigualdades entre as classes sociais.
Sistema de concorrência pura: o mercado, sem interferência do governo, resolve encontrar o seu ponto de equilíbrio, por meio do mecanismo de preços. Prevalece o laissez-faire: milhares de produtores e consumidores têm condições de resolver os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto,