Novos mercados
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ-CERES
CURSO: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA 2012.2
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE I
DOCENTE: DIEGO MARINHO DE GOIS
ANA REGINA SILVA MEDEIROS
FICHAMENTO
CAICÓ,RN
22 de outubro de 2012
MONTEIRO, Denise Mattos. “Novos mercados, novas idéias e velhos poderes: a passagem de capitania à província. In: Introdução à história do Rio Grande do Norte. 3 ed. Natal, RN: EDFURN, 2007.p. 75-96.
1. Problemática e objetivo do texto.
Entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX ocorreram importantes transformações na América portuguesa, a problemática gira em torno dessas mudanças que envolveram a substituição do monopólio do comércio da Colônia pela liberdade comercial. Objetivando o esclarecimento desse evento dentro do contexto em questão ao qual foi submetido o território que abrange a região do Rio Grande do Norte e grande parte do Nordeste atual. 2. Metodologia e discussão das fontes da autora.
Analisando a metodologia da autora, podemos destacar que a mesma trabalha voltada para a história social, enfatizando pontos como: política, economia, mudanças na estrutura econômica. Embasada em fontes historiográficas como registros de viagem, cartas do período em questão, ilustrações, notas de instituições acerca do contexto trabalho atentando para uma discussão social, política e econômica fundamentada em documentos informativos. 3. Historiografia do tema.
Destacando as ações ocorridas entre o final do século XVIII e o início do século XIX, o texto oferece um panorama informativo dos fatos ocasionados no período em questão. Contextualizando as relações social, político, econômico e suas relações de poder, contribuindo para melhor compreensão das transformações sofridas pela região que hoje se situa o nordeste brasileiro enfatizando a região do Rio Grande do Norte e a importância da consolidação do mesmo como província. 4. Categoria