Relatório sobre as chuvas na cidade do recife.
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA
Prof. Dra. Kalliny Lafayette
Relatório Acadêmico referente às fortes chuvas que caíram, no dia 17 de Maio de 2013, na Cidade do Recife.
Recife, 31 de Maio de 2013.
Sumário
1.Introdução1
2.Desenvolvimento1
2.1 Causas do Alagamento2
3.Conclusão3
4. Anexos3
5.Referências5
1. Introdução
O seguinte relatório relata o que aconteceu na Cidade do Recife entre os dias 16 e 17 de Maio de 2013. Ele abordará os danos causados a cidade pelas fortes chuvas, as principais causas desses alagamentos e algumas medidas que podem e devem ser tomadas pelos líderes da cidade, e também pela população para evitar que eventos como esse aconteçam novamente.
2.Desenvolvimento
No dia 17 de Maio de 2013 na cidade do Recife, houveram muitos transtornos devido a uma forte chuva que caiu sobre a metrópole durante todo o dia. Nas cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo e Paulista também foram encontrados vários pontos de alagamento, deixando assim as principais vias das cidades congestionadas.
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Codecir), Adalberto Freitas, orientou a população que evitassem sair de casa na sexta-feira. O alerta veio após à informação que uma frente fria está se deslocando de Alagoas e à previsão de maré alta. Muitas pessoas esperaram tempos absurdos nas paradas de ônibus, aguardando pelo transporte coletivo que demorou muito para aparecer. Até os ônibus passavam com dificuldades pelas ruas, que mais parecem rios. Sair de carro tornou-se quase uma aventura. A Região Metropolitana do Recife ficou, literalmente, embaixo d'água.
A Codecir informou que atendeu 173 ocorrências entre a madrugada e o meio-dia nessa sexta-feira. A maior parte dos chamados eram a respeito à colocação de lonas, deslizamentos e pedidos de vistoria em barreiras. Árvores caídas também deram trabalho aos