Novo Mercado
Entre outros requisitos, as empresas listadas no Novo Mercado só podem emitir ações com direito a voto (nas assembleias de acionistas), ou seja, o capital social dessas empresas é inteiramente constituído de ações ordinárias. Este é o principal avanço do Novo Mercado, em relação à legislação. 1
A valorização e a liquidez das ações são influenciadas positivamente pelo grau de segurança oferecido pelos direitos concedidos aos acionistas e pela qualidade das informações prestadas pelas companhias. http://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Mercado O Novo Mercado caracteriza-se por ser um segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem, de modo voluntário, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais às previstas na legislação. Segundo a BOVESPA, a valorização e a liquidez das ações negociadas em um determinado mercado são influenciadas positivamente pelo grau de segurança que os direitos concedidos aos acionistas oferecem e pela qualidade das informações prestadas pelas empresas.
A BOVESPA define, portanto, um conjunto de normas de conduta para as empresas, seus administradores e controladores. Aderir a tais práticas de governança corporativa distingue as companhias como Nível 1 ou Nível 2, dependendo do grau de comprometimento assumido pela empresa. Embora possuam fundamentos semelhantes, o Novo Mercado é mais voltado à listagem de empresas que venham a abrir o capital, ao passo que os Níveis Diferenciados são mais direcionados para as empresas que já possuem ações negociadas na BOVESPA.
As Companhias Nível 1 se comprometem, principalmente, com melhorias na prestação de informações