Novos Desafios da Gestão de Pessoas
Humanos das empresas. Antigamente o departamento de RH se intitulava a
‘administração de pessoal’ somente, que era o cuidar das leis trabalhistas, pagamentos e processos. Todos os funcionários tinham que cumprir seu horário de trabalho, seguir as regras e leis estabelecidas para que no final do mês pudessem receber o pagamento pelo trabalho exercido. Não havia preocupações com saúde, bem estar, felicidade, motivação, pois até então não era preciso. As próprias pessoas não se preocupavam com isso, eram criadas para seguir os passos dos pais, avós. Trabalhar a vida toda em um só lugar, com condições muitas vezes ruins.
As necessidades foram mudando. O que se vê hoje é um cenário totalmente oposto ao que os pais de antigamente viveram. Hoje se vive a valorização do ser humano. Hoje a preocupação em manter um funcionário feliz e motivado na empresa sobrepõe-se a importância de um departamento que antes só se preocupava com leis trabalhistas e processos.
São vários os desafios atuais na área de Recursos Humanos. Um dos principais é o da Gestão de Pessoas. Com essa mudança no cenário, muitos gestores ainda se encontram despreparados para assumir tal modelo, e muitas empresas ainda encontram dificuldades de mudança, ainda vivem no passado.
Porém, as pessoas que hoje buscam oportunidades no mercado estão vindo cada vez mais preparadas e exigentes. Antes mesmo de saber se a empresa vai querer contratá-la, ela primeiro vai descobrir se quer ser contratada por tal.
O desafio maior é preparar pessoas que possam lidar com esse novo cenário totalmente dinâmico, que possam ‘desengessar’ processos antigos para conseguir a retenção de talentos que são desperdiçados pelo despreparo dos gestores e profissionais de RH.
Se antigamente a concepção era “faça” hoje ela se tornou o “vamos fazer juntos”. As empresas transferem seus