hidrodinâmica
Bacia sedimentares ocupam 64% do território brasileiro
Interna, referentes ao interior da terra. o brasil é uma país que possui estabilidade geológica porque não sofre reações provenientes do interior da terra.
Externa, referentes a questões atmosféricas nas rochas, ou seja a ação do clima nas rochas
M. Orogeneticos: Dobramento por choque de placas, gerando montanhas, serra dos sudeste, pão de açúcar. No brasil existe dobramentos antigos. Cadeia de montanhas
Andes aumentou sua raiz no manto, sofreu processor de sorreguimento
Raiz no manto
A cadeia do andes, construída por um dobramento e teve que aumentar a raiz no mando sofrendo de processos de reerguimento.
DOBRAMENTOS: formados por pressões laterais de rochas sedimentares. Essas rochas dobradas formam montanhas eas montanhas agrupadas formam as cordilheiras. Ex: andes, himalaia, alpes.
RELEVO BRASILEIRO: ANTIGO, base formada por base cristalino muito antigo, formações por sedimentares, deposito de bacia sedimentar, o relevo brasileiro já foi muito desgastado pela erosão, não possui ares vulcânicas ativas.
Relevos: PLANALTO, formas de relevos diversificadas: ATLANTICO (MARES E MORROS, FORMADOS POR SUPERFICIES ONDULADAS, DESGASTADAS, SERRA DO MAR, DO PARANÁ, SEDIMENTAR (ARENITO), ROCHAS VULCANICAS (BASALTO). PLANICIES – LITORANEA (estreira, alongada, interrupções, falésias (barreiras)) , AMAZONICA (acompanha o curso do rio amazonas, formada por terrenos sedimentares,
DEPRESSÕES
DEPRESSÃO SERTANEJA (superfícies aplanadas, rebaixadas, é comum no brasil sertão nordestimo e na central)
PERIFERICA (ocorrência de jazidas de carvão mineral, composto terreno sedimentares e metamórficos).
Rochas intrusivas como o granito, rocha metamórfica que é metamorfismo do próprio granito, o gnaisse
Bacia sedimentares ocupam 64% do território brasileiro
Interna, referentes ao