Hidrodinamica
A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda as propriedades dos fluidos em movimento .
O nosso estudo da Hidrodinâmica determina algumas condições iniciais: o fluido tratado aqui será sempre ideal, ou seja, não-viscoso, homogêneo e velocidade de escoamento constante em um determinado ponto em relação ao tempo(regime estacionário).
Escoamento rotacional ou turbulento. O escoamento turbulento é um escoamento irregular, caracterizado por regiões de pequenos vórtices.
Como exemplo, o escoamento da água numa corrente fica turbulento nas regiões onde as rochas, ou outros obstáculos, estão no leito e contribuem para a formação dos rápidos encachoeirados.
O escoamento se diz laminar ou estacionário se cada partícula do fluido segue uma trajetória definida e suave, e se as trajetórias das partículas não se cruzam.
No escoamento laminar, portanto, a velocidade do fluido, em cada ponto, permanece constante com o tempo. Ex.: a água se movendo num rio calmo , de leito regular e sem obstáculos. Equação da continuidade
Equação da continuidade Como o fluido caminha com uma velocidade v, logo a energia cinética é dada por: vmv V
Vvolume pelo Dividindo mvK
V volume pelo Dividindo mghU Potencial Energia A
Equação da continuidade Pela conservação de energia, temos: logo , ,PV
VvolumepeloDividindoVPxAPxF
O trabalho é dado por Pghv V
Pressão e velocidade Pressão e velocidade
As asas são construídas de forma a que o ar se mova mais depressa na parte de cima da asa, fazendo com que a pressão por cima da asa seja mais baixa.
Tubo de Venturi
PvPv
A vPP v A
A v
Tubo de Venturi log gh v
Tubo de Venturi
O Tubo de Venturi é um elemento medidor de vazão de diferencial de pressão, também chamado de medidor de vazão por obstrução de área. A diferença de pressão entre duas seções distintas do medidor é proporcional à vazão que escoa por ele
Algumas das principais razões de usar elementos de