Novo A Documento Do Microsoft Office Word
Com essa pergunta, o entrevistador quer saber por que o candidato busca uma nova oportunidade e também o que motivou as demais mudanças que teve ao longo da carreira. A dica é ser o mais sincero possível, por mais que o motivo da mudança tenha sido complicado, como demissões e problemas de relacionamento.
Para estar bem preparado, Juliana recomenda demonstrar consciência das motivações que o fizeram mudar e focar no que aprendeu com cada situação. Se você foi demitido porque seu desempenho ficou abaixo do esperado, é importante demonstrar o que está fazendo para reverter a situação.
Evite e respostas abertas e genéricas (oportunidade melhor, vi vantagem, queria novos desafios) e nunca minta (recrutadores costumam checar referências) ou fale mal do emprego anterior.
Prefira usar frases positivas, que causam um impacto mais profissional. Por exemplo:
• Em vez de “o salário era muito baixo na outra empresa”, prefira : “mudar foi melhor financeiramente”.
• Em vez de “minha relação com aquele chefe não era boa”, diga: “me identifiquei com a nova liderança”.
2 – Fale sobre casos de sucesso que você teve nas empresas onde trabalhou/ Conte sobre um desafio que precisou enfrentar.
O objetivo do entrevistador com essa pergunta é entender como o profissional acumulou competências ao longo da carreira e como lidou com momentos de estresse, como rotina pesada, prazos apertados ou problemas de relacionamento.
É a oportunidade para você “vender o seu peixe”. Tenha sempre 3 ou 4 casos de sucesso na manga e prepare, para cada um deles, uma história com começo, meio e fim: qual era o desafio, como você atuou para superar o desafio e qual foi o resultado. Dessa forma, o entrevistador vai conhecer, indiretamente, qual sua experiência técnica, sua atitude e funções desempenhadas.
3 – Quais são suas maiores qualidades? E os seus defeitos?
Apesar de preferir dizer que as pessoas não têm defeitos, e sim pontos a serem desenvolvidos, Juliana afirma