Calculoconcluindo
4853 palavras
20 páginas
IntroduçãoNesta ATPS iremos falar sobre a importância das Derivadas para os estudos da disciplina de Cálculo. A derivada de uma função é utilizada para diversas finalidades, algumas das quais iremos explorar neste trabalho, porém não é possível generalizar as aplicações que podemos atribuir às derivadas e limites. Muitos recursos podem ser criados a partir dos seus conceitos, bastando para isto, a criatividade de cada mente a se manifestar.
A derivada é a medida da declividade de uma reta tangente a cada ponto da função de onde surgiu, ela também é uma função que fornece valores relativos de muita utilidade, podemos ainda lembrar que o ângulo da reta tangente ao ponto da curva inicial pode ser encontrado através da derivada, pois a derivada fornece o valor da tangente deste ângulo.
Enfim, temos muito que extrair das derivadas, elas nos fornece vários artifícios para manipular os números em uma função, possibilitando diversas maneiras de extrair informações.
2- Conceitos de Derivação e Regras de Derivação
A derivada pode ser interpretada geometricamente como a inclinação de uma curva e, fisicamente, como uma taxa de variação. Como derivadas podem ser usadas para representar tudo, desde a variação de taxas de juros até as taxas em que peixes morrem e as que as moléculas de gás se movimentam, elas têm implicações em todas as ciências.
Em matemática, o conceito de limite é usado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, à medida que o índice (da sequência) vai crescendo, tende para infinito. Os limites são usados no cálculo diferencial e em outros ramos da análise matemática para definir derivadas e a continuidade de funções.
A derivada nada mais é que uma taxa de variação pontual.
Etapa 1
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t 0
Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula