Novo Documento Do Microsoft Office Word
Curdo de Administração
Wilson do Nascimento Gomes
Teoria Tridimensional do direito
Alta Floresta-MT
2015
INTRODUÇÃO
O livro Teoria Tridimensional do Direito, tem como finalidade demonstrar o estudo feito por Miguel Reale, em que o mesmo defende o Direito não apenas como teoria, mas sim o Direito que leva também em consideração três aspectos importantes: fato, valor e norma. Mostra o desenvolvimento do tridimensionalismo ao longo do tempo, obedecendo as necessidades intrínsecas, e como atridimensionalidade específica corresponde, no caso particular da experiência do Direito, a uma compreensão do homem e do mundo histórico por eleconstituído.
Inicialmente Miguel Reale informaque a teoria aborda os requisitos essenciais para a sua validade, que é atender às exigências da sociedade e o segundo refere-se ao desenvolvimento das idéias, uma vez que os conceitos formulados passam a constituir uma inovação em confronto com as convicções dominantes. É demonstrada também, a necessidade de situar a Teoria Tridimensional do Direito, de maneira mais específica e dinâmica, para que assim, possamos ter respostas mais adequadas aos problemas relacionados com a ciência do Direito, no que se refere à elaboração de diferentes espécies de “modelos jurídicos “à sua vigência,eficácia e interpretação.
Desenvolvimento
A teoria tridimensional do direito , foi criada no ano de 1986,pelo jusfilósofo brasileiro Miguel Reale, ele define o direito como realidade historico-cultural tridimensional, conhecida internacionalmente, a teoria jurídica é toda experiência humana de uma realidade cultural, ordenada segundo valores e convivência social , formada de três elementos unificados: Fato, valor e norma.
A originalidade do professor Brasileiro esta na maneira como descreve o relacionamento entre as teorias, enquanto as demais fórmulas descritas nas obrastridimensionalistas dos outros autores , para Reale são chamadas de genéricas ou