novo projeto
1.1.1 Sumário Executivo
Decidi criar um negócio que atenda as necessidades de pessoas que bebem e dirigem.
O negócio refere-se a um serviço de moto taxi com dois motoristas autorizados e treinados, que visa atender a motoristas que não estão em condições de dirigir seu próprio veículo.
Ao contratar o serviço, o moto taxi chega ao local e um dos motoristas da moto assume o controle do outro veiculo e o leva até o local combinado.
1.1.2 Análise do ambiente
A “Operação Lei Seca” completa 4 anos, e desde então vem multando motoristas imprudentes, que arriscam a própria vida e a de outras pessoas dirigindo embriagados.
Muitas pessoas deixam de sair ou de beber pois tem medo de serem paradas e punidas pela “Lei Seca”, pois muitas vezes o transporte publico não chega ao local desejado e para de passar pelas ruas após um certo horário.
Um outra alternativa, seria ir de táxi, mas muitas vezes o valor da corrida (ida e volta) acaba não compensando financeiramente.
- Fatores Econômicos: O preço da multa da Lei Seca é de quase R$ 2 mil, fazendo com que o serviço SOS Taxi seja bem viável, além da perda da habilitação para dirigir e prisão.
- Fatores Socioculturais: Pesquisas indicam que o número de pessoas frequentam casas noturnas e bares e ingerem bebidas alcoólicas quando estão de carro é enorme. A população tanto adulta quanto jovem é a que detém a maior parte do segmento automotivo.
- Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos: Esses fatores não tem grande impacto sobre esse negócio.
- Concorrência: A concorrência encontrada é a dos serviços de taxi normais, mas o diferencial do nosso serviço é o preço e o conforto de ficar no seu carro.
- Fatores Internos: Seremos uma central de call center, com os motoristas cadastrados trafegando normalmente pelas ruas. Ao receber um chamado, os motoristas localizam o companheiro mais próximo, ficam em somente um veiculo e vão ate o local de encontro com o solicitante.
Análise de