Adam Smith
Adam Smith foi um importante economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kikcaldy, apesar de a data exata do seu nascimento seja desconhecida, o seu batismo ocorreu em 05 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790. Ainda menino,foi sequestrado por ciganos que passavam próximo de sua casa, entre alguns dias Smith ficou desaparecido. Os esforços de seu tio localizaram os sequestradores,em meio a fuga deixaram o garoto,mas essa experiência fez com que percebe-se que não seria um boom cigano e sim um bom pensador.
Formou-se na Universidade de Glasgow, onde mais tarde lecionou Lógica e Filosofia.Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Em 1759, publicou o seu livro Teoria dos Sentimentos Morais, interpretada pela mais famosa obra. Através desse trabalho que ele torna-se conhecido e formula a sua reputação durante sua própria vida. O refere-se á explicação da aprovação ou desaprovação moral. A sua capacidade de argumentação, fluência e persuasão, mesmo que através de uso da retória, estão ali bem patenteados.
Principais datas da vida de Smith.
-Em 1723 ocorre seu batizado e por consequência a data de seu nascimento.
- Com 16 anos de idade, foi