novo perfil do engenheiro civil
Setembro de 2013
O NOVO PERFIL DO ENGENHEIRO CIVIL
A velocidade das mudanças no cenário do mercado de trabalho na construção civil impõe mudanças no perfil profissional principalmente do Engenheiro na perspectiva das empresas, que buscam identificar aqueles que sejam agentes de mudanças nas organizações.
A indústria da construção civil da ênfase na contratação de profissionais experientes principalmente no gerenciamento de empreendimentos, considerando como fator chave a gestão de equipes e pessoas. Estas mudanças no cenário da engenharia civil e, consequentemente da gestão da produção das obras, exigem um engenheiro com perfil diferente do “tocador de obras” ou do “gerenciador”. Diante deste cenário, algumas mudanças e adequações foram necessárias, as quais deram uma nova roupagem ao perfil desse profissional. Exigindo algumas características são elas:
INOVAÇÃO: que possua conhecimento de tecnologias construtivas, dos novos materiais convencionais e não convencionais e das inovações tecnológicas que estão sendo implementadas no setor. O engenheiro é o agente das mudanças tecnológicas dentro da obra e deve possuir conhecimentos sobre a temática.
FOCADO NO CLIENTE: que tenha preocupação com custos, prazos, qualidade do produto final e grau de satisfação do cliente. A obra deve ser vista pelo engenheiro como um negócio que deve gerar resultados. Por isso a importância da visão sistêmica do engenheiro em relação ao negócio e resultados da empresa versus política de relacionamento com os clientes da organização.
PLANEJADOR: fazer o planejamento prévio da obra, incluindo o projeto e implantação do canteiro de obras, domínio do plano de treinamento da equipe de produção periodicamente, dos suprimentos de materiais e equipamentos, contratação de mão de obra e gestão de terceirizados, controle da qualidade de materiais e processos, execução e entrega da obra em tempo hábil.
CONHECEDOR DOS