O perfil do engenheiro civil
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
O perfil do engenheiro civil
Acadêmico:
Wivis Fabrício dos Santos Branches
25 de setembro de 2014
Santarém – PA
INTRODUÇÃO
Na atualidade, vemos as rápidas mudanças decorrentes da necessidade de aprimoramento nos segmentos tecnológico, cultural e geopolítico, os quais colocam como pilar principal o ensino superior através de um novo conceito educacional.
As universidades devem apresentar em seus cursos de graduação, além da formação geral voltada para a cidadania e consciência social, a exigência de um perfil profissional que esteja focado nas mudanças características do mercado de trabalho de cada época, visando, assim, um bom desempenho em diversos setores da economia.
O novo engenheiro civil deve apresentar conceitos que não sejam o reflexo de seus docentes, mas sim atualizações que, naturalmente, exprimam as tendências de mercado, para que sejam agentes que manipuladores da visão de mundo nas sociedades, inovando soluções que satisfaçam o bem-estar e a proteção do meio ambiente.
O profissional a ser formado pela graduação é um engenheiro civil, e não um pesquisador, cuja formação completa é tarefa da pós-graduação. Esse reconhecimento, entretanto, não exime o curso de estimular e desenvolver novas vocações para estudos avançados e atividades de pesquisa. O currículo do curso deve, inclusive, proporcionar o surgimento, a identificação e o aperfeiçoamento dos potenciais pesquisadores entre seus alunos.
O engenheiro civil atuará na construção de edificações e áreas da engenharia civil, em empresas de abastecimento de água e esgoto, de eletricidade e transporte. Outras opções são as consultorias técnicas e o gerenciamento e implantação de projetos nas diversas áreas de engenharia, como também na realização de ensaios de controle