Sistema de Informação Executiva (Resumido)
O trabalho irá desenvolver a idéia do termo Sistema de Informação Executiva, mostrando seu conceito original, sendo desenvolvido para computadores de grande porte e capazes de processar um grande volume de dados (mainframe), suas características e suas funcionalidades. Exemplificando, será apresentado em sala de aula um vídeo de uma Executive Dashboard (painel de indicadores). Este vídeo pode ser acessado através do link: http://www.youtube.com/watch?v=82-Ws_172rI&feature=related.
Objetivo
Definir e analisar o conceito de Executive Information System (Sistema de Informação Executiva), organizando seu conteúdo, de forma resumida e de fácil compreensão.
Conceitos Sistema de Informação: Segundo Stair (1998, p.11) um Sistema de Informação pode ser definido como “uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”.
Sistema de Informação Executiva (SIE): O termo foi criado no final da década de 1970, a partir de trabalhos desenvolvidos no Massachusetts Institute of Technology (MIT) por pesquisadores como Rockart e Treacy. O surgimento do SIE se deve à preocupação decorrente da pouca utilização da informática e do pouco interesse de executivos em se habituarem com ela. Este termo serve para designar um Sistema de Informação voltado às necessidades do alto escalão de uma organização.
Mainframe: é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados. Quase todos os mainframes têm a capacidade de executar múltiplos sistemas operacionais, e assim não operar como um único computador, mas