Novo modelo para a educação
Resumo
A função de um novo modelo para a educação brasileira é causar uma reflexão a respeito de pontos positivos e negativos da educação atual, tomando por base um modelo já existente e que confirmadamente funciona. Sendo assim vejamos o modelo de educação americana, descentralizado, porém , organizado e comprovadamente eficiente.
Palavras-Chaves : educação, modelo, descentralizado.
1. Introdução
Para que haja uma melhor compreensão sobre o tema vale a pena comentar e até explanar uma breve explicação sobre o que é o IDEB.
Índice de desenvolvimento da educação brasileira, ou seja, é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. Criado em 2007, o IDEB serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos.
A maior parte dos estados brasileiros não acalcaram as metas traçadas, principalmente no que se diz respeito as séries finais, fundamental II e ensino médio, muito menos o país como um todo ainda longe da média desejada.
O pensamento aqui a ser analisado , é se o modelo atual da educação brasileira, tem responsabilidade sobre tal situação e até onde vai essa parcela de responsabilidade.
Segundo o ex-ministro da educação Tarso Genro (2004):
“ o sistema educacional brasileiro deve ser um dos mais importantes instrumentos da promoção do desenvolvimento com igualdade, deixando de ser, entre nós, um dos fatores determinantes das desigualdades regionais, sociais e étnicas. Esse objetivo deve viabilizar-se por estratégia de transformação que: (a) reflita um pacto de qualidade pelo ensino básico e ampla redefinição de seu financiamento; (b) articule alfabetização e inclusão social como prioridades para a superação do passivo de desigualdade educacional; (c) confira à educação