Economia
•Consumo
Parte dos rendim entos não gastos num perío do. Constitui um acto de renúncia a uma satisfação imediata, em prol de uma satisfação de consumo futu ro.
•Poupança
Económico Psicológicos Sociais/ culturais
Rendimento disponível Incerteza quanto ao futuro Publicidade. Incentivos ao consumo,…
Entesouramento
Depósitos
Investimento
As em presas utiliza os luc m ros (ou deles) parte de nov na aquisiçã o os equipa mento lhe pe rmitam s que aumen tar a capac idade produ tiva.
Tem como objectivo Investiment aumentar a capacidade o de produtiva da empresa para expansão responder a um aumento da procura. Ex. novas máquinas.
Investimento de substituição ou renovação
Corresponde a aquisição de máquinas e equipamentos com a finalidade de renovar o capital usado ou obsoleto.
Tem por objectivo o aumento Investimento da eficácia do factor trabalho, de inovação ou através da sua substituição por racionalização máquinas ou o aumento da produtividade.
Investimento material
É o conjunto de despesas destinadas à aquisição de bens de produção físicos
É o conjunto das despesas, que apesar de não se tratarem de bens materiais, são considerados investimento Investimento uma vez que os seus imaterial efeitos se repercutem por vários anos. Ex. Investigação e Desenvolvimento, formação profissional, aquisição de marcas.
Investimento financeiro (aplicações financeiras)
Trata-se da aplicação da poupança em títulos de crédito, sobretudo acções e obrigações, com vista à obtenção de juros, dividendos ou especulação na bolsa.
O investimento desempenha um papel determinante no desenvolvimento da actividade económica de um país, traduzindo-se no aumento dos rendimentos a repartir.