NOVO DESENVOLVIMENTISMO COMO RESPOSTA À CRISE GLOBAL
CENTRO DE TECONOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CTDR
DEPARTAMENTO DE TECONOLOGIA E GESTÃO – DTG
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA - TGP
Cadeira: Poder e Desenvolvimento Local
Graduando: Oscar Costa Diniz
Matricula: 11121551
Professor: Maurício Sarda
RESUMO
NOVO DESENVOLVIMENTISMO COMO RESPOSTA À CRISE GLOBAL
Marcio Pochmann
O sistema capitalista passou por um longo processo histórico e teórico para se chegar ao que temos hoje, com as atuais crises econômicas vividas está passando por uma reestruturação, onde o antigo pensamento (equilíbrio de poder nos estados Unidos, sistema financeiro internacional fundado nos derivativos, estado mínimo e mercados desregulados), encontra-se desacreditado. E os novos pensamentos ainda encontram-se em formação. Vários países já estiveram no topo do centro econômico e por certas decorrências e falta de maior dinamismo entraram em regresso econômico. Segundo Pochmann, as novas centralidades mundiais tem que estarem baseadas em um tripé de expansão para não entrarem em decadência, como os outros países que já foram lideres mundiais.
Países de grande dimensão geográfica e populacional voltaram a assumir maior responsabilidade no desenvolvimento mundial, como no caso de China, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, que já respondem atualmente por parcela crescente da expansão econômica do planeta. Tudo isso, é claro, sem considerar as regiões de entorno dos países chamados de “baleia”, pois estes impactam também sistêmica e positivamente na integração suprarregional, que se expande com maior autonomia no âmbito das relações Sul-Sul. Não sem motivos, demandam reformulações na ordem econômica global (reestruturação do padrão monetário, exercício do comércio justo, novas alternativas tecnológicas, democratização do poder e sustentabilidade ambiental).
Os desafios do novo desenvolvimentismo buscam o bem-estar coletivo baseados em inovações nas políticas sociais de segurança,