NOVAS PRÁTICAS APLICADAS
À SCM
Prof. Dr. Luiz Claudio Gonçalves profluizgoncalves@bol.com.br MBA/UNISAL/2013
NOVAS PRÁTICAS NA SCM
Novas Práticas são as novas técnicas de colaboração que foram desenvolvidas com a finalidade de promover a integração dos processos entre os membros da SC:
a) Reestruturação e consolidação da base de fornecedores e clientes.
b) Desenvolvimento de Fornecedores.
c) VMI
d) In Plant Representatives.
e) Early Supplier Involvement (ESI)
NOVAS PRÁTICAS NA SCM
f) Postponement.
g) Milk Run.
h) Cross-docking.
i) Transit Point.
j) Merge in Transit.
l) Just-in-Sequence.
a) REESTRUTURAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA
BASE DE FORNECEDORES
O objetivo dessa prática é definir um conjunto de empresa (tanto fornecedores como clientes) com os quais a empresa deseja, efetivamente construir um verdadeiro relacionamento.
a.1) Em relação aos fornecedores - esse processo de reestruturação, resume-se na redução do número de fornecedores, com o qual a empresa deseja trabalhar, mantendo um canal direto e ágil de comunicação. Já a etapa de consolidação é o estágio quando a “parceria” realmente é efetivada. a) REESTRUTURAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
DA BASE DE FORNECEDORES
a.2) Em relação aos clientes - a ideia de reestruturação, refere-se a empresa ter clareza do retorno proporcionado por cada um de seus clientes
(CRM - 20% / 80%, PARETO), tendo consciência das limitações para atendê-los satisfatoriamente e, tendo a percepção que, muitas vezes, é necessário definir prioridades no atendimento.
a) REESTRUTURAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
DA BASE DE FORNECEDORES
a.3) Cuidados na seleção da base de fornecedores e clientes = decisão estratégica
Escolha de um single sourcing (fornecedor único: existem diversos fornecedores qualificados, porém o cliente escolhe apenas um), múltiplos (multi sourcing) ou exclusive sourcing (exclusivo: existe apenas um fornecedor qualificado e exclusivo).
As pesquisam mostram que a tendência