Novas praticas de leitura e escrita
Problema
O que a Pedagogia Hospitalar oferece às crianças/adolescentes que estão hospitalizadas para que estas não percam o vínculo com seu mundo exterior?
Justificativa
Procuramos através de pesquisas e entrevistas ( Hospital A C Camargo ) obter informações referente a esta expansão em nosso campo pedagógico: Pedagogia Hospitalar .
E ao trazer novas informações para a nossa sala de aula , os educandos do nosso curso e futuros Pedagogos , possuirão nova visão para atuar futuramente , expandindo os seus conhecimentos em um ambiente hospitalar , auxiliando um seleto grupo que necessita de cuidados especiais tanto a sua saúde quanto a educação.
Objetivos
Identificar o pedagogo que atua em hospital.
Definir o perfil do pedagogo que exerce suas atividades em hospital.
Demonstrar o atendimento escolar no ambiente hospitalar, sua importância para evitar a exclusão escolar das crianças que se encontram doentes e hospitalizadas.
Metodologia
Nossa seleção de dados se fez da seguinte forma: Pesquisamos na internet de que forma surgiu o pedagogo que atua em hospital, a regulamentação e sua importância na área da saúde.
Resolvemos encontrar estes profissionais na escola Schwester Heine, localizada no hospital A.C. Camargo, fizemos uma visita em dupla para entrevistarmos os pedagogos a fim de obtermos informações e coletarmos o material didático utilizado por eles.
Contexto Histórico
O que é a Pedagogia Hospitalar: A palavra pedagogia surgiu desde a época da escravidão, na qual, os escravos que acompanhavam as crianças de seus senhores eram chamados “Paidagogos”, essa palavra é grega e significa: paidos= criança/goia= conduzir.
Hoje, a função do pedagogo é iluminar o caminho dos seus educandos, não somente na escola, mas atuando também nos hospitais e educando de acordo com as limitações dos pacientes e a partir de suas vivencias. Não podemos deixar de salientar que a pedagogia hospitalar desenvolve um processo