Novas midias
INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
cAMILA fLORES
PATRÍCIA BRANDÃO rENATA dELFIm
NOVAS MÍDIAS
belo horizonte
2011
O CONCEITO DE NOVAS MÍDIAS
Novas mídias é um termo de amplo significado, usado como referência no que se diz respeito às novas tecnologias e meios de comunicação que se diferem dos convencionais como televisão, rádio, dentre outros. Dentre estes meios podemos citar a internet, a IPTV, celulares, etc.
Os avanços nessas áreas podem ser benéficos e lucrativos visto que a partir dessas novas mídias as empresas podem interagir com seus consumidores de uma maneira diferente: elas podem acompanhar tendências e se manter informadas sobre suas preferências, seja através de sites de relacionamento, de blogs, podcasts, ou até através dos seus próprios sites, com custo reduzido, com o objetivo de atingir diretamente o público-alvo. O "no-media" pode ser compreendido como um canal de distribuição de conteúdo ou até como um novo canal de comunicação. As novas mídias desse conceito de mais destaque são a internet, os comunicadores instantâneos, celulares, mídias indoor e eventos.
Dentre os meios de internet temos diversos exemplos como os VLOGS e produções áudio visuais presentes em sites como o YOUTUBE. Atualmente figuram este cenário “vloggers” como PC Siqueira, Felipe Neto e o Mystery Guitar Man.
As temáticas voltadas a esse tipo de meio variam bastante indo desde depoimentos em primeira pessoa, no caso dos dois primeiros, até na produção de músicas com instrumentos incomuns e montagens de vídeo, e o resultado final se baseia na vinculação de propagandas de produtos junto a estes vídeos.
ESTUDOS DE NOVAS MÍDIAS
Segundo o professor e pesquisador José Luiz Braga, superamos já uma percepção de que os usuários dos meios ditos "de massa" como televisão, rádio, dentre outros, seriam homogêneos e passivos de opinião, ele ainda acrescenta: