Novas ideias que mudaram o mundo: o surgimento da sociedade burguesa.
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS E SOCIAIS
NOVAS IDEIAS QUE MUDARAM O MUNDO: O SURGIMENTO DA SOCIEDADE BURGUESA.
NATAL/RN
NOVEMBRO/2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS E SOCIAIS
NOVAS IDEIAS QUE MUDARAM O MUNDO: O SURGIMENTO DA SOCIEDADE BURGUESA
Atividade Avaliativa da 2ª unidade da disciplina História das Ideias Políticas e Sociais, ministrada pela Profª. Drª. Susana Isabel Marcelino Guerra Domingos.
COMPONENTES:
Adriana Karoline Souza dos Santos
João Maria de Paiva Alves
.
NATAL/RN Com a expansão comercial proveniente da exploração das colônias a Europa passou por menos carências, vivendo, entretanto, crises comerciais mais graves. O caráter do mercado interno modificou-se. Em certas regiões da Europa ocidental, o comercio tendia a aumentar a riqueza geral e, provavelmente, as desigualdades das rendas. Tendia também a aumentar a importância relativa das pessoas com rendas médias (burguesia) que proporcionava um mercado mais estável do que as muito ricas e as muito pobres.
Na evolução econômica, a Inglaterra precedeu o continente porque o mercado inglês era mais favorável. Nela, os transportes internos eram mais fáceis. As relações externas mais antigas tornaram a sociedade inglesa menos estereotipada. As exportações de produtos manufaturados assegurados para as Treze Colônias, cuja economia era complementar à da Grã-Bretanha, agiam como um estimulante tão poderoso que a renda média era maior do que em outros lugares e as desigualdades de fortunas menos pronunciadas. A produção nacional foi na Inglaterra encorajada pelas exportações, depois, por volta do final do