Surgimento da Sociologia
A partir do final do século xv, com o desenvolvimento do pensamento humanista, uma corrente filosófica que buscava a valorização do homem como centro do universo, e o pensamento Renascentista, na originalidade das artes, arquitetura e valores sociais, o homem europeu ou esse novo homem moderno, podia questionar, mesmo que de maneira ainda reservada, os antigos preceitos em ascensão, como o surgimento de um estado, além de uma nova classe, a burguesa, e a substituição econômica dos antigos feudos medievais pela abertura e aumento do comercio em boa parte da Europa.
Dessa forma, as transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no inicio da modernidade, provocaram uma incerteza sobre o que exatamente estava ocorrendo com o mundo europeu. Os valores feudais da igreja começaram a ser questionados, pondo em dúvida os antigos dogmas (leis inquestionáveis) dessa instituição religiosa. O mundo estava em mudança rápida e constante na economia, como o surgimento do capitalismo; e políticas como o desenvolvimento do estado absolutista, considerando a primeira forma de estado moderno.
PRIMEIRO CONCEITO
A sociologia A sociologia, no contexto do conhecimento cientifico, surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da revolução industrial e é denominada “ciência da crise” porque procurou respostas ás questões sociais impostas por essa revolução. (Tomazi, p. 235).
Considerando as diversas mudanças sociais no mundo europeu para