Resumo introdução a citologia
Tema: Citologia
Subtema: Características Gerais das Células e suas Propriedades
Com exceção dos vírus todos os demais seres vivos são constituídos por células, a célula é a unidade de constituição dos seres vivos sendo que a mesma é dotada da capacidade de autoduplicação.
Todos os seres vivos são constituídos de células, mas o numero de células varia de um organismo para o outro, existem os seres unicelulares que são os seres constituídos por apenas uma célula, os seres vivos unicelulares são os seres pertencentes ao Reino Monera alguns protozoários, algas e leveduras. Existem também os seres constituídos por mais de uma célula, são os chamados seres pluricelulares.
Os diferentes tipos de células podem ser classificados em dois grupos de acordo com a organização do núcleo: * Procarióticas: são as células mais simples, não possuem organelas citoplasmáticas nem possuem núcleo definido pela carioteca seu material genético encontra-se disperso no citoplasma. * Eucarióticas: são as células mais complexas, no núcleo da célula eucariótica fica "guardado" o material genético e, em volta do núcleo existe uma membrana que o separa do citoplasma. Esse tipo de célula também tem uma particularidade que é a presença das organelas citoplasmáticas.
Animal:
* Vegetal:
A principal diferença entre as celulas animais e vegetais, é que existem organelas citoplasmaticas especificas para cada tipo. O quadro abaixo mostra as principais diferenças entre os dois tipos de células.
Funções específicas das organelas
Reticulo endoplasmático: sua forma varia de célula para célula, sendo que existem dois tipos de RE (Reticulo Endoplasmático).
O Reticulo Endoplasmático Não-Granuloso (RENG), atua na comunicação do maio intra com o meio extracelular, realiza também a síntese de lipídeos.
O Reticulo Endoplasmático Granuloso (REG), também atua na comunicação intra e extracelular e por ter ribossomos aderidos a sua superfície atua na