Citoligia
315 palavras
2 páginas
IntroduçãoA Citologia é o ramo da Biologia que se dedica ao estudo das células, que são as unidades básicas de funcionamento dos seres vivos.
Os componentes químicos que constituem as células podem ser divididos em dois grupos:
- Componentes inorgânicos: água e sais minerais.
- Componentes orgânicos: glicídios, lipídios, proteínas, enzimas, vitaminas e ácidos nucléicos.
As células, em conjunto, formam os tecidos. Os tecidos dão origem aos órgãos e os órgãos, por sua vez, constituem os sistemas.
Conteúdo
Citologia é a parte da Biologia que estuda as células.
A célula é a menor parte de um organismo responsável pela execução de suas funções.
Em geral suas dimensões são microscópicas. Por isso, para observá-la devemos usar um aparelho óptico denominado microscópio que aumenta o tamanho das células dezenas ou centenas e ate cerca de Um milhão de vezes.
Há dois tipos de células quanto à organização: procarióticas e eucarióticas.
As células eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, ou seja, nas algas, nos protozoários nos fungos, nos vegetais e nos animais.
Em todos esses organismos a célula consta fundamentalmente de três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Nas células vegetais e nas algas há um envoltório protetor denominado parede celular.
Note que no citoplasma de ambos as células (vegetal e animal) encontram-se numerosas estruturas como mitocôndrias, reticulo endoplasmática, complexo de golgi, etc, denominadas organelas citoplasmáticas.
As células procarióticas são bastante simples e encontradas nas bactérias e nas algas azuis (cianofíceas). Esse tipo de célula não possui a membrana nuclear, seu material genético encontra-se disperso no citoplasma.
Resumo
Citologia é uma disciplina, ramo da Biologia, cujo objetivo é o estudo das células no que diz respeito as suas características, propriedades, funções, organelas,