Nova norma para frigoríficos.
Entidades da indústria e do setor frigorífico promoveram hoje (05) um workshop para dirigentes sindicais, técnicos e gestores das áreas de recursos humanos, engenharia de segurança, medicina do trabalho e de abate e processamento, sobre a Norma Regulamentadora (NR) que estabelecerá novas diretrizes para o trabalho no Setor Frigorífico. O curso foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba (PR).
Com o objetivo de esclarecer as empresas abatedoras do setor de aves, suínos e bovinos sobre a nova regulamentação relativa ao trabalho no setor frigorífico, o workshop contou com palestras que trataram de perspectivas técnicas e jurídicas sobre a nova norma.
De acordo com Clovis Veloso de Queiroz Neto, coordenador do evento e da área de defesa do interesse sobre Segurança e Saúde no Trabalho da Gerência de Relações do Trabalho da CNI, o workshop é uma ação proativa do setor agroindustrial para adiantar os trabalhos no âmbito das empresas com relação à regulamentação.
“As empresas estão procurando se adequar a esta nova legislação, mas há varias questões que demandam explicações mais detalhadas. Por meio deste curso e de outros que promoveremos pelo país, buscaremos oferecer esclarecimentos que contribuam para a agilização do processo de adequação até a entrada em vigor da NR, prevista para março”, explica Queiroz Neto.
Segundo o Diretor de Produção e Técnico Científico da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Ariel Antônio Mendes, antes mesmos do estabelecimento de uma Norma Regulamentadora, as indústrias frigoríficas já vinham investindo na melhoria do bem estar do trabalhador.
“O resultado desses investimentos pode ser constatado pelo Fator Acidentário de Prevenção (FAP), feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social, no qual o setor avícola figurava em 48º lugar no ranking por frequência, em 44º lugar por gravidade e em 105º lugar por custo. Hoje está, respectivamente, em 190º,