nova concepção familiar atividades complementares
A NOVA CONCEPÇÃO FAMILIAR
Pesquisa desenvolvida como exigência da disciplina Atividades complementares, ministrada pelo professor:
Ribeirão Preto - 2014
INTRODUÇÃO
E
OBJETIVO DA
PESQUISA REALIZADA
O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também escravidão legalizada. Desse modo, foi o que se manteve em cada concepção de família, tanto nas mais antigas como nas mais modernas, em que cada indivíduo representa um papel dentro de casa, porém, conforme a concepção muda, junto se alteram os papéis de cada representante.
Existiram então, vários modelos e concepções, como: a família na pré-história com papéis muito bem definidos (pela capacidade e força de cada um); a família romana de modelo paternalista / patriarcal, com papéis estabelecidos pelo pater; a família aristocrata com papéis impostos por rígidas tradições; a família camponesa de que mulheres cuidavam das crianças e da casa, teciam e cozinhavam, enquanto os homens cuidavam das plantações, das construções e do comércio; a família classe trabalhadora, em que a Revolução Industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria e os filhos perambulavam pelas ruas e a família moderna com a valorização da mulher no mercado de trabalho.
Ademais, a família moderna ainda se modifica pelo grande número de separações e divórcios, através da grande perda de forças da religião em sua