trabalho
“cuidar de quem cuida”
Rio Branco
2013
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa Idosa “cuidar de quem cuida”
Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação em Gestão Social e Politicas Publicas no Brasil da Faculdade Euclides da Cunha, para a disciplina de Direito do Idoso.
Professora Msc Mirian Kesia Labs de Lima
Rio Branco
2013
1- APRESENTAÇÃO
A Política Nacional de Assistência Social, publicada em 2004, compreende a pessoa idosa como sujeito de direitos, cidadã, participante da sociedade e usuária desta política pública. Esta concepção advém da Constituição Federal de 1988 que coloca a assistência social no campo da seguridade social, assim como a saúde e a previdência social, e enquanto política pública.
Na Proteção Social Básica além da oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferta-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa (SCFVI), a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.
O SCFVI é um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos deve ser capaz de afiançar: a segurança de acolhida; a segurança do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social; e a segurança do convívio ou vivência.
O SCFVI parte da concepção de que os ciclos de vida familiar tem estreita ligação com os ciclos de vida de desenvolvimento das pessoas que as compõem. Seu foco é a oferta de atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto de vulnerabilidades sociais, de modo a fortalecer vínculos