educação fisica
- LAZER, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA1 -
Luiz Antonio Miguel Ferreira2
01. A GLOBALIZAÇÃO E A NOVA ORDEM. O homem está em constante evolução e busca, neste movimento transformar o mundo que o circunda, para torná-lo menos hostil. Esta busca se dirige ao aprimoramento de técnicas produtoras de instrumentos, relacionando-se com o mundo material e com regras de conduta, que se dirigem às relações interindividuais.
Esta evolução ganha, na atualidade, o contexto mundial, passando, a partir de então, a ser designada de globalização, terceira revolução industrial, sociedade pós-moderna, sociedade em rede, sociedade pós-industrial e outras designações equivalentes.
Extrai-se, desta nova ordem, reflexos e conseqüências para toda a sociedade. De forma exemplificativa, em relação ao trabalho, constata-se que este se apresenta com uma concepção diferente daquela até então reinante. Como decorrência dessas mudanças e das necessidades produtivas, requer-se um novo tipo de trabalhador para contemplar estas alterações, independente da sua área de atuação. As modificações proporcionadas requerem um profissional com perfil diferenciado que atenda a estes avanços, o que reclama uma adequada formação para o desempenho de seu mister.
Estas alterações e mutações também foram sentidas pelas crianças e adolescentes, bem como pela educação, família, havendo necessidade de se repensar o papel de cada um frente às estas novas exigências.
02. CRIANÇA E ADOLESCENTE. Quanto às crianças e os adolescentes verifica-se uma mudança de concepção e tratamento dispensados aos mesmos, tanto no aspecto relacionado às relações de conduta (legal) como no aspecto sócio-psicológico (familiar e social).
Em relação às regras de condutas, a trajetória histórica das Constituições Federais bem como da legislação na área menorista, demonstram esta evolução, cujo ápice, em nível nacional, pode ser