NOVA AMARELINHA
RECREAÇÃO
AMARELINHA
CAMPO GRANDE-MS
AGOSTO / 2013
AMARELINHA
A origem do jogo “Amarelinha” não tem corroboração científica ou histórica, passando a fazer parte do folclore e transmitida verbalmente de maneira empírica. Abaixo estão listados três possíveis modos de criação da brincadeira.
1) Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano.
A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como exercício de treinamento militar. Os soldados corriam sobre a amarelinha para melhorar as habilidades com os pés.
As crianças romanas, então, fizeram imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados. E acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados.
2) O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle, que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha – entre o inferno e o céu – também pode ter significado religioso: é a velha luta entre o Bem e o Mal.
NOVA AMARELINHA
NOME DO JOGO: AMARELINHA “GO BACK”
O JOGO: consiste em inicialmente riscar no chão retângulos numerados de 01 a 09 dispostos em duas sequências inclinadas tendo em comum o nº 10. O objetivo é tentar chegar ao céu em primeiro lugar. O nome “Go Back” remete ao fato de o jogador progredir ou regredir, dependendo de sua sorte. O público-alvo são adolescentes desde os dez anos, uma