Geologia do Petroleo
O petróleo é originado através da matéria orgânica que é depositada junto aos sedimentos. Para ter inicio a cadeia de processos da formação do petróleo, é necessário à interação dos fatores, matéria orgânica, sedimento e condições termoquímicas apropriadas. Esta interação gera aumento de carga sedimentar e de temperatura, formando estágios evolutivos, são eles: Até 65ºC a atividade predominante é a bacteriana, transformando a matéria orgânica em querogênio; aumentando até 165ºC gera hidrocarbonetos líquidos e gás; avançando até 210ºC, propicia a sua transformação em gás leve; ultrapassando essa fase, leva a degradação do hidrocarboneto gerado. Portanto, a capitação de energia solar e a transformação da matéria orgânica são pontos importantes para o processo de geração do petróleo. Conforme segue na imagem abaixo:
Imagem disponível:http://tecnologopg.blogspot.com.br/2009/08/petroleo-origens-geologicas.html.
Acesso em: 21/08/2013
Após a geração, para que ocorra o acumulo do petróleo é necessária a passagem pela migração primaria e secundaria. A migração primaria é a expulsão do petróleo da rocha onde foi gerada. A migração secundaria ocorre ao longo do percurso de uma rocha porosa e permeável ate ser interceptado e contido por uma armadilha geológica.
O petróleo, após ser gerado e ter migrado, é eventualmente acumulado numa rocha chamada de reservatório. Ela é uma rocha porosa e suficientemente permeável para que o petróleo possa ter chegado a ela. É composta de grãos ligados uns aos outros por um material chamado de cimento. Para se constituir um reservatório deve apresentar espaços vazios ao seu interior, e que estes vazios estejam interconectados. Exemplos de rocha reservatório: arenito, carbonatos, calcarenitos.
O volume total ocupado por uma rocha-reservatório é a soma do volume dos materiais sólidos (grãos, matriz e cimento) e do volume dos espaços vazios existentes entre eles. O volume de espaços vazios é também chamado de